quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Quebrando paradigmas


Como tudo que é novo, o EaD também deixou suas dúvidas. Apesar de o método de ensino ser diferente, o que se aprende é semelhante ao curso presencial, tornando vantajoso a flexibilidade de estudo. Um dos paradigmas que precisamos entender é a validade do curso a distancia que comparada ao presencial, muitos acham ser inferior ou invalido, entretanto não é a verdade. Se a instituição for regularizada pelo MEC o diploma fornecido ao final do curso será o mesmo que o do curso presencial, muitas vezes com a mesma grade de matérias.
Outro ponto a ser comentado é a qualidade de ensino, no qual muitos pensam ser inferior ao presencial o que forma alunos incapacitados. Para compreendermos o ponto em questão é necessário entender que a instituição fornece conhecimento e suporte semelhante em ambas modalidades, dependendo basicamente do aluno absorvê-lo, na modalidade presencial em sala de aula e na modalidade a distancia em ambientes virtuais e material escrito.Assim, não existe diferença no que é ensinado mas sim como é absorvido por cada aluno seja ele presencial ou EaD.
Será que por ser a distância, torna o curso mais fácil? Não. O que facilita na verdade é a flexibilidade do aluno em estudar. Por outro lado, esta flexibilidade pode ser usada de maneira incorreta tornando assim o curso mais difícil do que o presencial. Desta forma pode-se entender que não existe nível diferente de dificuldade nas modalidades, mas este nível depende basicamente da disciplina do aluno em seguir um programa de estudo

Um comentário:

  1. Fábio, o blog ta super bacana. QUe tal nao deixar morrer e continuar com as postagens?
    Parabéns,
    Agnes

    ResponderExcluir